terça-feira, 27 de outubro de 2015

Concurso: Miguel Zabalza

 
Miguel Zabalza
A qualidade na educação, segundo Miguel Zabalza leva em conta além das condições físicas e materiais ... que a educação infantil não se trata de iniciativas ricas mas sim de oportunizar iniciativas que enriquecem...
Então falar de educação infantil é pensar no contexto educacional que enriquece esta criança . Melhorar as políticas para o atendimento a criança e implica a orientação a família que paralelamente deve ser fortalecida para apoiar e estimular os filhos, acompanhá-los ao longo dos anos em seu desempenho escolar.
Na Itália qualquer projeto iniciado pela sociedade a primeira pergunta que se faz é : Qual o impacto para as crianças!
Falar em qualidade a idéia é a Policromia no olhar dos educadores e a qualidade implica em discutir qualidade na vida pessoal, ter visão profissional e esta implica em visão política que ao conhecer as diretrizes busca que se tornem realidade no cotidiano escolar infantil.
Os educadores devem pensar o que é bom para os seus filhos...
As discussões entre educadores, orientadores e profissionais devem avaliar aspectos relevantes da educação e compartilhar sobre qualidade e fazer o melhor como:
 elevar as espectativas sobre o que se projeta.
 Que sentido tem em iniciar algo novo
 Quebrar paradigmas
 Entender as diretrizes das políticas sobre a infância
 Desenvolver critérios, evoluir idéias
 Coletar dados e avaliar...Avançar nos conteúdos, continuidade e na progressão das aprendizagens
 As crianças tem competências que se revelam durante seu tempo de crescimento e desenvolvimento... o ensino deve potencializar e avançar!
Então poderíamos perguntar e nós que tipo de valores estamos desenvolvendo na infância... valores éticos, sensibilidade da inclusão, da amorosidade, da diversidade...
Bons resultados dependem das oportunidades, contextos e experiências significativas, boa infra-estrutura, projetos pedagógicos mais profundos e complexos, planejamento, buscar contribuições, criar um clima satisfatório...
A criança apresenta o que Zabalza denomina de efectância – energia vital. Necessita executar atividades, adquirir segurança, desenvolver competências.
Seria interessante pensar sobre estes aspectos e avançar na educação infantil.

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk um livro de 288 paginas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reflexão...Amei ,pois foi uma leitura produtiva ,de forma esclarecedora e agradável!

    ResponderExcluir